Coordenação de Cultura/ Out e Set de 2012

Dia 31 de outubro, seria o aniversário de 110 anos de Drummond e, por isso, a Coordenação de Arte e Cultura convidou servidores e alunos a declamar um poema dele no setor de trabalho e na sala de aula.
A pró-reitora de extensão e cultura Paula Bastos declarou“Adorei a experiência. Acho que vocês devem repetir a atividade. Isso é muito bom, porque a gente está em ambiente de trabalho, a gente fica estressado, é cansativo e com o projeto vocês trazem um momento de relaxamento.” 

Paula Bastos mostra que fixou um dos poemas de Drummond no vidro para as pessoas lerem.

Jéssica Antunes, integrante do Nós do Teatro, falou do quanto gratificante foi o projeto. “A experiencia de sair distribuindo poesia pelo campus centro foi maravilhosa! Em alguns lugares a receptividade foi maior, em outros houve resistência no início, mas todos acabaram cedendo e lendo. Foi algo surpreendente porque mesmo com a falta de luz e no calor que estava fazendo, as pessoas agradeceram pelo momento, foi muito bom!”, lembrando que na tarde do dia 31 houve queda de luz e mesmo assim o projeto foi executado com sucesso.
E sempre bom levar um pouco de poesia para a vida das pessoas, não é?!
____________________________________________________________________________________________
Em setembro, participamos da II Conferência Municipal de Cultura de Campos dos Goytacazes que aconteceu nas dependências do Uniflu-Campus II (Faculdade de Filosofia de Campos – FAFIC) e realizamos a exposição “De Aprendizes Artífices a Instituto Federal: 103 anos!” no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, localizado na Praça do Santíssimo Salvador.

Quanto a Conferência, foram eleitos novos membros do Conselho Municipal de Cultura (CONCULTURA). A representação do IFF/Campus Campos-Centro/Coordenação de Arte e Cultura foi realizada pelos professores de Artes e estes foram escolhidos para compor o novo conselho: Kátia Macabu (Câmara Técnica de Artes Cênicas), Márcia Rodrigues (Câmara Técnica de Patrimônio Cultural) e Valmir da Conceição (Câmara Técnica de Música).

A abertura da exposição aconteceu na noite do dia 20 de setembro no Museu. Promovemos o encontro dos que foram importantes (e ainda são) para a construção do Instituto por pessoas que recém carregam o Instituto nos braços.

Na foto, Márcia Rodrigues, Kátia Macabu, o diretor Jefferson Manhães, o reitor Luiz Cláudio, Valmir da Conceição, o ex-diretor da Escola Técnica Federal e professor Gilberto Paes e  Leonardo Vasconcelos. 

Na manhã do dia 23 de setembro foi celebrada uma Missa Solene em Ação de Graças na Catedral Diocesana e, logo após, houve apresentação da Banda de Fanfarra do IFF que conduziu todos ao Museu.

No mesmo dia a noite, houve um culto de Gratidão a Deus na Igreja Batista do Flamboyant.

Todo material ficou exposto e aberto para visitas no Museu do dia da abertura ao dia 14 de outubro.

 

Anúncios

One response to “Coordenação de Cultura/ Out e Set de 2012

  1. Kátia Macabu

    DECLAMANDO DRUMMOND EM SUA HOMENAGEM!!!
    PROJETO realizado com a participação de bolsistas de arte e cultura, de apoio tecnológico e dos componentes do Grupo Nós do Teatro que visou espalhar poesia e encantamento pelo campus no dia em que se comemorou o aniversário de 110 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade.
    Suas poesias foram lidas intensamente durante todo o dia nas salas de aula, nos corredores, nos ambientes administrativos e no estacionamento.
    De forma bastante simples ocorreu esse projeto pelo campus: levando nas mãos uma caixinha reciclada, contendo grande quantidade de pequenos e grandes poemas do autor, os bolsistas e atores incentivavam que os participantes fizessem a leitura de um deles, após seleção aleatória, que, por vezes, prosseguiu com comentários a respeito do texto ou do autor.
    Alunos, professores e administrativos puderam sentir a força poética de Drummond e permanecerem, ainda por algum tempo daquele dia 31, enlevados pela poesia. Momento especial e que, segundo depoimento de participantes, deve se tornar uma constante não somente neste campus, mas em outros espaços do IF-Fluminense. A Coordenadora de Arte e Cultura, Kátia Macabu, sente-se completamente satisfeita com os resultados obtidos e prepara novas “surpresas” artísticas para o campus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s