Nós em Anos

Produção artístico/cultural – NÓS DO TEATRO

  • Feijoada Completa, 2011

Adaptação para o teatro do conto de Luiz Fernando Veríssimo, escrito ao sabor da canção de mesmo nome de Chico Buarque. Será encenado pela primeira vez no ENTRENÓS – Encontro de Teatro do Grupo Nós do Teatro, dia 09 de agosto de 2011.

  • Entrelaces, 2011

Adaptação do conto de Carola Saavedra, escrito sob inspiração da canção Mil Perdões de Chico Buarque. Apresentação de estreia no ENTRENÓS, no dia 10 de agosto de 2011.

  • Virgens a Deriva, 2010

A expectativa vivida pelas jovem no início da puberdade com relação ao início de sua vida sexual é apresentada de modo sutil e poético neste texto das portuguesinhas em alto mar.

  • Ao mar! 2010

Festeja os 15 anos do Grupo contando a relação de poder existente no sertão do nosso país, envolvendo personagens reais, fictícios e do folclore brasileiro.

  • Lição de Botânica, 2010

Texto de Machado de Assis, inspirador do projeto de pesquisa sobre o teatro científico.

  • Festival de Esquetes do IFF – FESQUIF

Produzido pelo grupo, contou com a participação de IFs da região Sudeste, outros campi do IFFluminense e grupos de teatro da região. Realizado para a comemoração dos 100 anos da Rede Federal de Ensino Tecnológico.

  • O Presente conta o Passado, 2009

Montagem de criação coletiva elaborada para   celebrar a vida do presidente campista Nilo Peçanha, criador das escolas de Aprendizes e Artífices há 100 anos. Apresentada no FESQUIFF e no FETEC Festival de Teatro Estudantil de Campos no qual foi agraciado    com prêmios de melhor ator coadjuvante para Bruno Sá; melhor atriz   coadjuvante para Jaquelline Rovetta; melhor figurino e melhor maquiagem.

  • Os dois Turrões, 2009

Peça infantil, encenada em escolas públicas do município de Campos dos Goytacazes/RJ dentro do projeto Leitura Orientada: uma prática comunitária, criado para espalhar a leitura e o teatro por outras escolas. Participa de Festival de Teatro do Município de Campos dos Goytacazes/RJ.

  • Sol e Lua, 2008

Composto por esquetes que reunidos contam visões femininas e masculinas do mundo.

  • A roda dos Expostos, 2007

Montagem em forma de rádio novela. Gravada em quatro capítulos e divulgada no you tube. Fruto do trabalho de pesquisa científica sobre a narrativa dramática associada ao uso das tecnologias: Web Rádio em software livre buscando soluções e divulgando conhecimento.

  • Estoriando Histórias, 2007

Texto criado por alunos da Oficina da Linguagem teatral de 2006, leva ao palco personagens e personalidades da história e da estória de Campos dos Goytacazes. Encenado também no Festival de Teatro de Rio das Ostras/RJ.

  • Os netos de Deus, 2006

Peça de Walmir Ayalla, cuja temática reúne questões da Filosofia, Antropologia, Sociologia e Tecnologia.

  • Sua Excelência, o candidato, 2006

Montagem mais apresentada do grupo, participou de vários eventos dentro e fora do IFF, tendo seu maior reconhecimento na sua participação no Festival de Esquetes de São    João da Barra quando foi premiada com o melhor figurino e melhor ator para Rafael Paes.

  • Verso E Reverso, 2006

Relatos envolventes e emocionantes de ex integrantes do Grupo motivaram a realização do primeiro musical que conta a história do  Grupo ao longo de seus 10 anos de existência – momento especial do Grupo Nós do Teatro. Apresentado nos municípios de Arraial do Cabo, Cardoso Moreira e em diversos locais de Campos dos Goytacazes.

  • A vida de Galileu, 2005

Comemorando o Ano Mundial da Física, foram encenados seus quatro primeiros atos no IFF e em São Fidélis. Peça de Bertold Brecht.

  • Programa sem Cortinas, 2004

Programa de televisão para a TV Universitária – UNITV – em que apresentamos esquetes das montagens realizadas no palco. Produção, direção e apresentação de Kátia Macabu com: “Mulheres por Mulheres” e “A Dama das Camélias”.

  • Dama das Camélias, 2004

Peça de Alexandre Dumas. Destaque para o exímio figurino a partir de pesquisa de época.

  • CEFETes/cendo, 2004

Obra que reuniu o Grupo Nós do Teatro e o Coral para uma homenagem ao CEFET Campos pelos seus 95 anos.

  • Mulheres por Mulheres, 2004

Montagem que uniu diversos textos que contemplam o universo feminino. Destacam-se dois textos retirados da peça “Cócegas” com Heloísa Perissé e Ingrid Guimarães. Foi remontada no ano de 2008 com apresentações em vários lugares, dentre eles no I Festival de Esquetes de São João da Barra no qual a atriz Renata Barreto recebeu o prêmio de melhor atriz.

  • Um homem chamado Tereza, 2004

Texto criado a partir de exercícios de improvisação. Apresentado no Festival de Esquetes de Araruama/RJ e levado a Cardoso Moreira/RJ a convite da SMEC daquele  município.

  • Será que te conheço? 2004

Seleção de textos teatrais clássicos e modernos que, reunidos, formaram uma peça com atos e fatos do cotidiano, representados por casais diferentes. Destacam-se os textos Escola de Mulheres de Molière,  selecionado para ser apresentado no V Circuito Carioca de Esquetes no Espaço Cultural Sérgio Porto em Humaitá, Rio de Janeiro, e em 2005, este mesmo texto e A Megera Domada de William Shakespeare classificado para o Festival de Esquetes de Araruama/RJ.

  • A cantora Careca, 2003

Participação na 1ª edição do concurso na área de Teatro promovido para todo o país, o Criação Teatral Volkswagen. Foram 503 inscritos e o Grupo ficou entre as 36 companhias selecionadas. Apresentação foi em julho, no Teatro Antônio Fagundes na Barra da Tijuca na Cidade do Rio de Janeiro. Texto adaptado por Antônio Abujamra da peça de Eugène Ionesco. Momento especial do Grupo Nós do Teatro.

  • Charalina, No País dos Prequetés, Pluft, o Fantasminha, 2003

O encantamento dos espectadores mirins quando o universo infantil é posto em destaque. Reconhecimento do público pelo cuidado com a elaboração dos cenários e dos figurinos e pela dedicação do grupo.

  • Drummond, um jovem eterno; Recital de Drummond; Frutos de um Grito; Quem casa, quer casa, 2002

Este ano foi muito produtivo, pois o grupo recebeu mais de 80 alunos. Como o ano foi marcado pelas comemorações de 100 anos de Drummond e dos 80 anos da Semana de Arte Moderna. O grupo participou destas homenagens, além da execução da comédia de costumes de Martins Pena.

  • As cartas não mentem jamais, 2001

Peça que joga com o universo místico dos ciganos. Cada ator faz dois personagens e brinca com a percepção dos espectadores.

  • Aquele que diz sim, aquele que diz não, 2000

Os próprios atores fazem parte do cenário. Primeira experiência neste sentido. Texto de Bertold Brecht.

  • Noite Feliz!?!; A Revelação, 1999

Ano de renovação de grande parte do grupo.   Montagem de autoria coletiva e participativa.

  • Domingo no Parque, 1998

Criação coletiva a partir de poemas com o tema morte. Proporcionou momentos de rara beleza para o público. Interação entre as artes de representar, cantar e dançar (grupos de teatro, coral e dança do CEFET-CAMPOS).

  • Maria Minhoca, 1998

Segunda peça infantil. Com conteúdo poético e envolvente. Cenário realista que encanta a todos os presentes.

  • Deus lhe pague, 1997

Primeiro texto dramatúrgico representado. Texto escrito por Joraci Camargo em 1932, apresenta conflitos do ser humano: luta entre a essência e a aparência. Experimentação: seis cenas filmadas e apresentadas no telão intercaladas por três cenas dramatizadas no palco. Utiliza as linguagens da Literatura, do Cinema e do Teatro.

  • Charalina, 1996

Primeiro texto infantil encenado pelo Grupo que leva à reflexão sobre a velhice. Adaptado por um aluno, é ao mesmo tempo forte, alegre e poético. Sonoplastia feita com paródias criadas pelos integrantes.

  • Noite Feliz?!, 1996

Uma família de classe média que prepara os festejos da noite de Natal. Texto cômico escrito pelo grupo. Primeira apresentação no Teatro de Bolso Procópio Ferreira/Campos dos Goytacazes.

  • Eu gosto tanto de você, 1995

O texto narrativo adaptado para o teatro que tem como foco a questão do “menor de rua” ou “da rua”, tema desenvolvido nas aulas de Língua e Literatura. Proposta séria e reflexiva






Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s